Uma maneira de melhorar os processos e operações do armazém é usar o método ABC de análise de stock, pois é uma metodologia comprovada de gestão de stock de armazém e colherá recompensas em termos de economia de custos e eficiência.
O que é gestão de inventário ABC?

Administrar um armazém eficiente significa manter o tempo de percurso dos seus operadores ou equipamentos automáticos (como transportadores, empilhadores ou robots) no mínimo. Quanto mais cada item ou pessoa deve transitar, aumenta o tempo gasto e afeta a eficiência da operação.
Quer o seu armazém seja manual, semiautomático ou totalmente automatizado, a distância e o tempo de percurso são igualmente significativos.
Em média, o tempo de percurso dos trabalhadores ou dos robots de recolha representa 60% do seu dia de trabalho, portanto, ao armazenar as mercadorias certas no lugar certo, é possível reduzir o tempo de percurso ao mínimo.
Em geral, deve manter os produtos escolhidos com frequência em sítios de fácil acesso próximos à área de expedição. Produtos menos populares podem ser guardados em sítios menos acessíveis. A maneira de descobrir o que deve ser mantido onde é usar a análise ABC.
O método é derivado da regra 80/20 ou Princípio de Pareto, que afirma que 80% dos resultados surgem de 20% de todas as causas para um determinado evento.
Em armazenamento, veja como funciona a análise de stock ABC:
- A é para produtos que representam cerca de 80% do movimento do seu armazém, mas ocupa 20% de stock
- B é para produtos que representam 15% do movimento e cerca de 30% de stock
- C é para produtos com apenas 5% de movimento do armazém, mas 50% de stock
Então, é necessário ir ao processo de categorizar seu stock. Aqui, pode optar por um dos quatro métodos:
- Por rotação – com esse sistema, o stock girado com mais frequência e, portanto, em maior demanda é categorizado como ‘A’ e o menos frequentemente girado como ‘C’.
- Por custo de unidade – essa é uma ferramenta útil para empresas com custos muito variados. Produtos de alto custo serão ‘A’; produtos com o menor custo serão ‘C’.
- Por valor total do stock – aqui, o valor total do stock é considerado, ao invés do valor unitário. Novamente, o valor maior em total é ‘A’; o valor menor é ‘C’.
- Por uso e valor combinados – esse é o sistema mais abrangente a ser usado e aplicado em muitos armazéns. Produtos da categoria ‘A’ estarão em alta demanda e terão um alto valor; o oposto será verdade para aqueles na categoria ‘C’.
Usando o método ABC, categoriza sua gama de produtos em A, B ou C. Pode até achar que precisa fazer isso em uma escala menor para diferentes áreas do armazém.
Uma vez que tenha as informações em mãos, o depósito pode ser organizado de acordo e as regiões dentro do depósito podem ser classificadas em A, B e C. Produtos ‘A’ vão para uma área de fácil acesso, onde pode precisar pegar paletes completos; produtos ‘B’ vão para uma área onde pega quantidades menores; e produtos ‘C’ estão alojados onde não precisa de acesso frequente, fácil e rápido.
Com as áreas do armazém e os produtos categorizados, é possível reorganiza o armazém de acordo e logo verá os benefícios em termos de eficiência.
Cinco benefícios de usar controlo de inventário ABC

- Ao reorganizar e agilizar o processo de armazém dessa forma, a operação será mais eficiente
- O controlo de stock será melhorado - itens de alta demanda são facilmente acessíveis
- Custos reduzidos, associados à gestão de inventário melhorado, evita o excesso de stock (e reduz o risco de itens ficarem sem stock).
- Velocidade de processamento - operadores ou equipamentos automatizados gastam menos tempo em trajetos.
- Opções aprimoradas de armazenamento.
Armazenar usando o sistema de inventário ABC
Com um armazém bem organizado, fica muito mais fácil equipar adequadamente cada área com estantes e prateleiras de paletes adequadas aos produtos e sua velocidade de retorno.
Identificados os produtos de cada categoria, o próximo passo é realmente implantar o sistema de stock ABC. Se feito corretamente, isso contribuirá consideravelmente para a otimização da sua solução de armazenamento.
Somos designers, fabricantes e fornecedores líderes de soluções de armazenamento e de centros de distribuição e podemos aconselhar sobre a solução mais adequada para o seu armazém. Para saber mais, entre em contacto com a equipa.